Você está preparado para uma incrível exploração a cultura, a história e até a parte geográfica dos Estados Unidos?

14 de jun. de 2010

Hidrografia dos Estados Unidos

O objeto de estudo da hidrografia é a água da Terra e, abrange, portanto oceanos, mares, geleiras, água do subsolo, lagos, água da atmosfera e rios. A maior parte da água está concentrada em oceanos e mares.

A hidrografia dos Estados Unidos, é composta por: Baías, Canais, estreitos, lagos, mares e rios.

Mapa dos principais rios dos Estados Unidos:


Devido ao relevo muito acidentado, os rios que cortam o oeste dos Estados Unidos e o Canadá formam muitas corredeiras, cascatas e cachoeiras, fato que favorece a geração de energia hidrelétrica.

A seguir, apresentamos uma breve descrição dos principais rios dessa região.

Rio Colúmbia – Nasce em território canadense, relativamente próximo da fronteira dos Estados Unidos, entre território americano e deságua no Pacífico. Com mais de 2.000 km de extensão, o rio Colúmbia recebe grande volume de água proveniente das montanhas. Em função disso, sua bacia abriga quatorze hidrelétricas, sendo nove nos Estados Unidos. Elas abastecem grandes cidades da costa oeste e grande parte das ricas economias dos Estados Unidos.

Rio Colorado – Com aproximadamente 2.300 km de extensão, o Colorado nasce nas Montanhas Rochosas, cruza vários estados norte-americanos e desemboca no Golfo da Califórnia. Como há um desnível muito grande entre a nascente e a foz, o rio Colorado formou muitas cachoeiras, que favoreceram a construção de usinas hidrelétricas. Lembre-se de que esse rio também é importante como formador do Grand Canyon.

As planícies centrais norte-americanas são banhadas por grandes bacias hidrográficas. A bacia Mississipi-Missouri é formada pelo rio Mississípi e seu principal afluente, o Missouri, que drenam juntos, uma das mais extensas bacias hidrográficas do mundo. Como percorrem relevo baixo e plano possuem poucas quedas d’água. Por essa razão, são rios navegáveis em quase toda sua extensão.

A porção leste dos Estados Unidos é drenada por rios que fazem parte da história e da economia da região. Um deles é o rio Hudson, que nasce no estado de Nova York e desemboca no oceano Atlântico – na cidade de Nova York – depois de percorrer 500 quilômetros. Foi importante via de penetração e transporte para os colonizadores. Com o desenvolvimento da economia norte-americana, esse rio passou a ser usado para escoar o minério de ferro extraído nos Apalaches.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem por favor! Caso de dúvidas podem nos perguntar que nós lhe escreveremos assim que pudermos