Você está preparado para uma incrível exploração a cultura, a história e até a parte geográfica dos Estados Unidos?

12 de jun. de 2010

Empresas Transnacionais


Antes de falar das empresas transnacionais temos que saber a diferença entre elas e as multinacionais. A ONU mudou a designação por achar que multinacionais não era um termo correto para definí-las, pois o dinheiro e a infra-estrutura não dependia, de forma independente, de um único país, já que uma empresa dessas, pode ter o seu processo produtivo espalhado em várias outras nações, como produzir as peças na China, fabricar no México e exportar pros EUA. Empresas globalizadas são exatamente a mesma coisa que as transnacionais, mas elas podem atuar praticamente no mundo inteiro. Elas atuam em diferentes setores da economia desde os primários, secundários e terciários. As maiores estão nos EUA e na Europa.

Uma empresa transnacional é aquela que não tem seu capital originado especificadamente de qualquer país e não necessariamente domina o processo de produção em seu diferentes segmentos, ou seja, a totalidade da cadeia produtiva de um produto. Um certo produto pode, dentro deste sistema, ter seus componentes produzidos em diversas regiões do mundo e montados em alguma localidade específica.

Temos que saber que elas se estalam em paises relativamente pobres e fazem parceirias com suas empresas. Isso acontece principalmente sob a economia "globalizada", em que as empresas buscam a redução de seus custos (de mão-de-obra, de impostos, de acesso a financiamentos mesmo em países mais pobres do que aquele da qual ela se originou.) com o objetivo de se tornarem mais competitivas e de dominarem amplo percentual do mercado a que se destinam seus produtos e/ou serviços.

São empresas industriais ou de serviços que possuem filiais em vários países, realizando uma parte significativa do seu volume de negócios no estrangeiro. A empresa matriz, cuja sede social fica situada no país de origem, controla as filiais do grupo. A sua estratégia passa pela organização da produção à escala mundial, deslocalizando determinados segmentos na perspectiva de reduzir os custos de produção. Deste modo as transnacionais utilizam de suas subsidiárias para produzir-lhes peças variadas, ou então, fazem uma parceria com outras empresas, sempre de outro país que não seja o país de origem. Conseguindo assim, menores custos e uma melhor qualidade do produto.

O papel das empresas transnacionais é que elas constituem o carro chefe da globalização. Essas empresas possuem atualmente um grau de liberdade inédito, que se manifesta na mobilidade do capital industrial, nos deslocamentos na terceirização e nas operações de aquisições e fusões.A globalização remove as barreiras a livre circulação do capital, que hoje se encontra em condições de definir estrategias globais.

Essas estrategias sao na verdade cada vez mais excludentes.o raio de açao das transnacionais se concentra na orbita dos paises desenvolvidos e alguns poucos paises perifericos que alcançaram certo estagio do desenvolvimento.no entanto o caracter setorial e diferenciado dessa inserçao tem implicado, por um lado, na desindustrializaçao e sucateamento de grande parque industrial constituido no periodo anterior por meio da substituiçao de importaçoes.

Sua finalidade é basicamente entrar em novos mercados para trazer lucro á sua matriz

E por fim exemplos de grandes empresas transnacionais como: A NIKE de produtos esportivos, GENERAL MOTORS de motos, APPLE de eletrônicos, COCA-COLA de bebidas, MC DONALDS alimentícia... dentre várias outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem por favor! Caso de dúvidas podem nos perguntar que nós lhe escreveremos assim que pudermos